Você se considera uma pessoa de sucesso? A busca pelo sucesso é uma meta comum para muitas pessoas. Mas poucos percebem algo essencial nessa jornada e é sobre isso que eu quero falar hoje: para alcançar o sucesso é preciso que você encontre equilíbrio entre 8 áreas básicas da vida.

Parece simples, mas é aí que se encontra o verdadeiro desafio. Encontrar harmonia entre as diversas áreas de nossas vidas é mais complexo do que parece e isso pode estar bloqueando a sua performance.

Por isso, eu vou te ajudar com 8 atitudes fundamentais para que você caminhe em direção ao sucesso. E durante a sua leitura, quero te convidar a fazer um exercício de reflexão pessoal que vai transformar a sua forma de enxergar a vida: como você se encontra em cada uma dessas áreas?

1. Tenha harmonia em seu relacionamento íntimo

Ter relacionamentos íntimos de qualidade é primordial para nossa realização pessoal. Todas as pessoas precisam se sentir ouvidas, valorizadas e amadas. Além disso, a autoestima e relação consigo mesmo estão muito atreladas à essa área.

No entanto, essa pode ser uma das áreas mais desafiadoras da vida. Pense: duas pessoas com vivências, histórias, crenças, valores e medos diferentes, tentando construir uma vida a dois. Não é nada fácil lidar com as diferenças.

Para lidar com isso, ter alinhamento de expectativas e respeito à individualidade é essencial. Afinal, o verdadeiro sentido dessa área é poder compartilhar algo com alguém especial.

2. Impulsione sua produtividade

Ter um tempo dedicado às atividades que você ama é essencial para estimular o bem-estar e a criatividade. Mas produtividade, na grande parte das vezes, envolve fazer o que deve ser feito, quer você queira quer não.

Ao fim do dia, você tem a satisfatória sensação de dever cumprido? A produtividade nada mais é do que usar o seu tempo da melhor forma possível, entregando resultados nas diversas áreas da vida.

Você já foi cobrado no trabalho? E em casa, por sua família ou filhos? Alcançar o equilíbrio na produtividade permite que você sinta mais satisfação, qualidade de tempo e presença no que quer que se proponha a fazer.

3. Valorize a família

Grande parte de nosso tempo entre pessoas é com a família. Ter qualidade de tempo com os entes queridos é primordial, porque essa é a base de todas as nossas relações. Se você parar para pensar, sua forma de lidar com os outros tem tudo a ver com a forma como você aprendeu a conviver em família.

Ao olharmos para a nossa família, encontramos um porto seguro e entendemos aquilo que mais importa. É por isso que, quando algo nessa área não vai bem, parece que falta algo. Ficamos desconectados de nosso centro.

4. Invista em seu intelecto

Estamos num mundo cada vez mais ágil e cheio de informações. Como você lida com essa realidade? Estar sempre em processo de aprendizagem é fundamental para desenvolver novas competências.

Estar antenado, atualizado e procurar conhecer novas realidades é assumir a responsabilidade do seu futuro, procurando desenvolver novas competências e se tornar, a cada dia, uma versão melhor de si mesmo.

5. Conecte-se com sua espiritualidade

Quando digo que a espiritualidade impacta em sua performance, não estou falando de religião. Por espiritualidade, quero dizer aquilo em que você acredita e o que transcende a sua realidade. É sua forma de se conectar consigo mesmo e de ter a energia necessária para enfrentar até as mais difíceis situações.

Sabe quando você sente que foi sugado, por qualquer que seja o motivo? O que te faz continuar em frente? Talvez essa seja uma das áreas mais negligenciadas, porque sempre colocamos outras prioridades à frente, esquecendo de cuidar da pessoa mais importante de nossas vidas: nós mesmos.

Isso tem tudo a ver com sua missão de vida e o legado que você deseja deixar. Quando negligenciamos essa área, não estamos conectados e podemos cair na depressão, ansiedade e burnout.

6. Encontre a realização profissional

O trabalho ocupa uma grande parte de nossas vidas. Mas você está satisfeito com a sua vida profissional? Se a sua resposta for não, você investe um tempo precioso em algo que não que não faz sentido para você e isso é preocupante!

O trabalho é uma das formas mais nobres de darmos nossa contribuição ao mundo e, com alta performance, nosso talento fica em evidência.

Quando estamos satisfeitos com nossa carreira, sentimos realização e motivação. Isso está completamente atrelado a um assunto que eu gosto muito: propósito. Quando você descobre o seu Ikigai, encontra o porquê levanta da cama todos os dias e, assim, consegue desenvolver o seu trabalho conectado com a sua missão.

7. Cuide da saúde

Como você tem cuidado da sua saúde? Não estou falando apenas daquele check-up anual que você faz no médico. Estou falando sobre cuidados diários que você faz para estar saudável física, emocional e mentalmente. Essa área também tem forte impacto em nossa autoestima e valorização pessoal.

A dimensão física é a base para que possamos nos sentir realizados em todas as outras áreas. Sem saúde, não existe disposição para alcançar o sucesso e aproveitar o relacionamento, família, trabalho e as tantas coisas grandiosas que a vida oferece.

Eu acredito muito na ideia de que nosso corpo é nosso templo. De nada adianta cuidar apenas do exterior e ter um corpo de “capa de revista”, se o seu interior está com problemas. Cuidando da saúde, você tem vitalidade e longevidade para performar com qualidade.

8. Equilibre as finanças

Lidar com o dinheiro é algo problemático para muitas pessoas, mas ter equilíbrio financeiro é uma das formas de alcançar a calma e tranquilidade necessárias para viver bem. Pergunte-se: você usa o seu dinheiro ou é usado por ele? Muitas pessoas acabam se tornando escravas de seu próprio dinheiro, dizendo o tempo todo “não tenho dinheiro para nada”.

Ter uma boa relação com suas finanças exige inteligência emocional. Nossa relação com o dinheiro começa, primeiramente, na mente. Um exemplo disso é quando gastamos apenas para compensar algum sentimento ruim que tivemos.

Algumas pessoas acreditam que o dinheiro é a solução para todos os problemas, mas de nada adianta ter estabilidade financeira se você não souber lidar com seus gastos.

Está na hora de alcançar o seu sucesso!

E então? Qual é a sua avaliação pessoal diante de cada um desses passos? Faça a sua Roda da Vida para analisar melhor como você está em cada área.

Em seu dia a dia, é provável que você deixe algumas dessas áreas “para depois”. Mas não é assim que você alcançará a performance que deseja e merece! Que tal começar a olhar para as áreas menos favorecidas da sua vida com mais cuidado?

O que eu quero dizer com tudo isso é que o autoconhecimento, o equilíbrio e a disciplina são fundamentais para que você conquiste o sucesso!

E agora é o momento perfeito para fazer algo a respeito!

Abraços,

Paulo Alvarenga (P.A.)
#Atitudequetemove